quarta-feira, 7 de maio de 2008

Reflexão sobre o texto "Novas tecnologias e o reecantamento do mundo"

O texto de José Manuel Moran (Doutor em Ciências da Comunicação pela USP e Diretor Acadêmico da Faculdade Sumaré) é muito interessante, pois além da fácil leitura o texto trata a respeito de um assunto muito atual: as mudanças da tecnologia em nossas vidas.
Atualmente vivemos em mundo capitalista em que o importante não é qualidade e sim quantidade, cada vez mais as empresas estão trocando a mão de obra humana por máquinas ou robôs, diminuindo os empregos e abrindo espaço para novas tecnologias. A Internet, apesar de ter surgido com o intuito de ajudar nas guerras, hoje nos ajuda muito trazendo as informações com uma velocidade incrível, além de podermos fazer compras e fazer transações bancárias sem sair de casa.
As tecnologias de um modo geral só tem a nos ajudar e o que Moran mais defende é a maneira com que ela pode e deve ser aplicada junto á educação, tornando as aulas mais práticas e interativas, trazendo mais informações e dinâmica, favorecendo tantos os alunos quanto os professores e abolindo de vez o quadro negro.

domingo, 4 de maio de 2008

Eu e a Teconologia

Minha ligação com a tecnologia já vem de algum tempo... lembro-me que a nossa primeira televisão era de madeira e nós mudávamos os canais manulamente nos botões que estavam na lateral da televisão e só ia até o canal 13 e hoje já temos até transmissão em sinal digital (apesar de poucos terem acesso a esssa nova e cara tecnologia).
Os celulares quando foram lançados eram aparelhos que só os ricos obtinham e hoje já virou objeto de necessidade entre jovens e adultos (graças aos valores mais acessíveis e a vida corrida em que vivemos), parece brincadeira mas hoje até cachorro já possui celular.
Meu primeiro microcomputador tinha windows 95 e o office era de 97, hoje meu microcomputador tem windows XP e office 2000 e já está ultrapassado, já estou pensando em comprar um notebook com windows vista e memória de 2 Giga, está cada vez mais difícil acompanhar a velocidade da tecnologia!
A tecnologia nos ajuda em muitas atividades do dia a dia, mas tenho que admitir que ás vezes me assusta a velocidade com que a tecnologia está avançando e que nem todos tem acesso a essas novas tecnologias, o que nos fazem ter que nos especializar cada vez mais no que diz a respeito a novas tecnologias e ver que a maioria da população que não tem acesso a tecnologia corre cada vez mais o risco de ficar entre os desempregados.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Diários de Motocicleta

Lançado em 2004, o filme diários de motocicleta, dirigido por Walter Salles é baseado nos livros de Ernesto "Che" Guevara de La Serna (Notas de viaje) e Alberto Granado (Con el Che por America) que conta a aventura destes dois argentinos em 1952, na travessia do continente sul-americano com uma motocicleta Norton 500, chamada de La Poderosa, de Buenos Aires a Caracas. O elenco principal é composto por Gael García Bernal como Ernesto Guevara de la Serna, Rodrigo de La Serna como Alberto Granado, Mercedes Morán como Celia de la Serna, Jean Pierre Noher como Ernesto Guevara Lynch, Lucas Oro como Roberto Guevara, Marina Glezer como Celita Guevara, Sofia Bertolotto como Ana María Guevara e Franco Solazzi como Juan Martín Guevara

O filme é um dos mais belos que já assisti, no início parecia mais com uma louca viajem pela América Latina proposta por dois jovens aventureiros em busca de novas e divertidas aventuras com uma velha moto (que de poderosa não tinha nada), mas no decorrer do filme me emocionei muito com as dificuldades do povo sul-americano em busca de moradia, comida e trabalho digno que foram um dos motivos que fizeram florar em Ernesto Guevara de la Serna seus pensamentos revolucionários e a determinação do jovem estudante de medicina em ajudar o próximo, mas também tenho que admitir que dei muitas risadas com seu amigo Alberto Granado que sempre estava bem-humorado, contando muitas histórias e mulherengo ao extremo.
Há duas imagens que mais me marcaram no filme: uma delas foi quando Ernesto Guevara e seu amigo Alberto Granado foram para San Pablo ajudar os leprosos e não usaram luvas (como havia sido determinado a eles) para cumprimentar os doentes, achei uma atitude linda, já que na época já era comprovado que não haveria riscos à saúde deles apenas cumprimentar os doentes sem as luvas. Outra imagem marcante foi o aniversário de Ernesto Guevara em San Pablo, pois apesar de estar em uma agradável festa, não se esqueceu das pessoas doentes que estavam do outro lado do rio e atravessou a nado no meio da noite para comemorar com aqueles que para Ernesto já eram considerados amigos.
'Todos devemos lutar pelos nossos ideais, visando sempre a igualdade, a liberdade e a justiça entre os homens."
Simone Souza Gomes

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Diário de aula - 23 de abril 2008

Hoje aprendi a utilizar uma nova ferramenta do google: o google earth, que é uma ferramente que ainda não havia utilizado e que é muito interessante, pois com ela conseguimos vizualizar praticamente o mundo inteiro até o céu! Foi um pouco difícil mas consegui achar a minha casa, além de conseguir visualizar os países que nosso grupo irá pesquisar no trabalho a respeito da América Latina e Caribe.

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Análise da música "Pela Internet"

Música do cantor e compositor Gilberto Gil, foi inspirada no primeiro samba brasileiro "Pelo Telefone" que tem como grande característica ser uma nova tecnologia para sua época de criação, assim como a Internet era uma novidade na época em que Gilberto Gil compôs a música "Pela Internet"que foi lançada em seu CD duplo Quanta em 1997.
Para ser sincera não gosto muito de Gilberto Gil e de suas músicas, mas acho bem interessante a música "Pela Internet" por retratar bem esse mundo que nós vivemos na atualidade em que tudo gira em torno de novas tecnologias e principalmente da Internet, seria difícil nos imaginar hoje sem a Internet, já que nós compramos, acessamos nossas contas bancárias, nossas mensagens e até flertamos pela Internet.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Expectativas...

As minhas expectativas com as aulas de informática aplicada à educação são muito boas, nós como futuros professores temos o dever de nos preocupar com a maneira que iremos aplicar a tecnologia da informática nas nossas aulas, fazendo com que as nossas aulas fiquem mais interativas e participativas.
A proposta é ótima!!!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Diário da 2ª aula - 20 de fevereiro

Nesta aula pesquisamos a respeito do vocabulário bem diferente que há na música do Gilberto Gil, achei muito interessante ele jogar com algumas palavras como Macmilícia, por exemplo. Também falamos a respeiro das unidades de medida de informação, eu não fazia idéia que existe TERABYTE, realmente foi um novo aprendizado. Abri minha conta no gmail: sisigirl88@gmail.com, qualquer dúvida, crítica ou sugestão é só me enviar um e-mail.

quarta-feira, 5 de março de 2008

Diário da 1ª aula - 13 de fevereiro de 2008

Na primeira aula, tivemos o primeiro contato com a professora Katya e essa nova e interessante matéria que é a informática aplicada à educação. Gostei da proposta de ouvir a música de Gilberto Gil "Pela Internet" que tem uma relação muito grande com a tecnologia em nosso cotidiano, além de ser inspirada no primeiro samba brasileiro "Pelo Telefone" que na época era uma nova tecnologia, isso me fez refletir de como em pouco tempo a tecnologia avançou tão rapidamente, já que hoje até os telefones móveis estão ultrapassados dependendo do modelo.